Nesta data, em 1755, nascia Christian Friedrich Samuel Hahnemann, em Meissen , no Estado da Saxônia, no leste da Alemanha. Logo na primeira infância foi notada a sua curiosidade, tinha grande interesse pelas plantas a ponto de colecioná-las.
Já na fase dos estudos, sua criatividade aliada à inteligência e pragmatismo o fizeram improvisar lamparinas para estudar. Lembremos que estamos falando do final do séc. XVII. Experimentou várias maneiras de diluir substâncias, tornando-as menos tóxicas, e conseguiu transformar substâncias não-solúveis em substâncias solúveis, processo que levou ao que hoje conhecemos nos laboratórios homeopáticos como trituração.
Em 1790, ao traduzir o tratado Matéria Médica do inglês Willian Cullen, Hahnemann tomou conhecimento dos relatos sobre as propriedades curativas da quinina contra a malária, testou a substância em si mesmo e veio a desenvolver sintomas semelhantes ao da moléstia. A partir daí experimentou ainda outras drogas, como belladonna, mercurius, digital, ópio, arsênico e diversos medicamentos de uso corrente na época. Os testes confirmaram: cada remédio provocava sintomas da doença similar àquela para a qual era originalmente receitado. Similia similibus curantur, semelhante cura semelhante. Estava experimentado na prática o princípio que veio a revolucionar os métodos terapêuticos.
Celebrar Hahnemann é celebrar suas qualidades. Além das já citadas, criatividade, inteligência e pragmatismo, sua empatia é notada nos momentos em que conseguiu empréstimos de material para suas pesquisas, nas ofertas de emprego pelo seu benfeitor e na acolhida de seu orientador. E a maior qualidade em todos os aspectos Hahnemann também possuía: a sua capacidade de amar o levou a se ocupar constantemente com o bem-estar humano e a buscar incansavelmente o aprimoramento da sua proposta de tratamento do sofrimento humano.
Este médico fundador do método homeopático dedicou o resto de sua vida à premissa da cura pelo semelhante. Querendo fazer dela um método eficaz de tratamento, experimentava as substâncias e anotava seus efeitos no organismo e passava a utilizar as mesmas em doentes com sintomas similares. Tendo também sucesso nos seus tratamentos, o que fortalecia e comprovava o método. Nesta época, hahnemann já contava com alguns médicos seguidores que também passaram a experimentar substâncias e descrever seus efeitos no organismo.
Foi com muita ousadia que Samuel Hahnemann desafiou as regras estabelecidas, discordando da escola de medicina por seu ensino retrógrado. Sua firme vontade de aprender, na certeza de que Deus, por amar a criação, deixou na natureza uma maneira de cura rápida, suave e duradoura demonstram a sua determinação.
Celebremos!
Comments